Jogos
Mais Lidas
Videos
You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.

Publicidade 300 x 70

Vídeos Youtube

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.

Enquete

Qual é o seu esporte favorito?
 

Publicidade 300 x 140

Publicidade 300 x 250

Publicidade 300 x 300

Publicidade 300 x 400

A Bola

Imprimir PDF

A Bola:

No futebol, é o centro das atenções. Já sabe do que estamos falando? Sim, a bola.

Você seria capaz de imaginar como seriam as modalidades esportivas sem sua existência? Difícil, não?

De fato, a bola é um objeto muito antigo. Talvez isso possa ser explicado pela simplicidade da ideia por trás do mesmo: algo esférico que podemos lançar e chutar. Uma pedra, por exemplo, já poderia servir como fonte de inspiração para a criação do objeto.
E foi justamente desta forma que muitos acreditam que a bola tenha surgido: o homem pré-histórico teria chutado uma pedra - não muito pesada, claro - e percebido que aquilo era algo útil, de alguma forma.

Esta é a hipótese mais aceita, já que ninguém sabe ao certo como surgiram as primeiras bolas. De fato, desenhos realizados em cavernas há mais de 30000 anos retratam homens segurando objetos esféricos feitos com pedras. Desta forma, acredita-se que as primeiras bolas tenham sido ferramentas de caça do homem pré-histórico.

É bem provável que o “esporte” mais antigo que se baseou no uso da bola tenha sido o kemari. Na verdade, esta prática, criada pelos chineses no século X a.C, era um treinamento militar. Os participantes se organizavam em um grande círculo e deveriam chutar uma pequena bola, com o fim de acertar o alvo no centro da roda. Além disso, podemos citar diversos outros registros da utilização do objeto em civilizações da Antiguidade, como a grega, a romana e a japonesa. Em muitos casos, as bolas eram elementos centrais de rituais religiosos e celebrações mitológicas.

O que eu fiquei sabendo é que as primeiras bolas juntamente com a invenção do futebol, foi criado na china, a exatamente 3.000 antes de Cristo.

Somente ela, através do futebol, conseguiu fazer com que o antigo Congo, que vivia uma sangrenta guerra civil, parasse com o conflito, para vê-la rolando em campo, comandada por Pelé e seus companheiros do Santos. Isso ocorreu na África em 1969.

Pois bem:

Você já experimentou rolar uma bola para um garotinho brasileiro, mais ou menos com uns dois anos de idade, já ? O que ele fez ? Com certeza chutou. Já se você fizer o mesmo com um garotinho americano ele com certeza não irá chutar, mas sim pegá-la com a mão. Ai meus amigos está a grande diferença entre nós e eles. Nossas crianças já nascem com o DNA do futebol, e por esse motivo que somos o que somos no futebol, essa paixão avassaladora e sem dimensões, que tem como figura principal e central, quem ? ela a Bola..

No sábado passado meu amigo Giba, que tratou como ninguém e com muita mestria a danadinha, me disse: Osny, gostaria que vc. me ajudasse a escrever um pouco sobre essa menina (a bola ), tão familiar a todos nós da confraria, e que dominou nossas vidas durante tanto tempo, e que vem dominando até hoje.

Somente quem com ela conviveu, e convive, sabe do que estamos falando. Essa menina, mais uma vez, mexe, de uma maneira muito saudável e saudosista com todos nós.

Alguns amigos ainda continuam a brincar com ela de uma maneira muita tranquila e com rara competência e maestria. Não é mais o nosso caso. Como já disse o grande Ronaldo Fenômeno “ O cérebro pensa, mas o corpo não ajuda” . Foi-se o tempo.

Ela é, sem sombra de dúvidas, responsável por grandes amizades, desinteressadas, autenticas e conquistas no passado, com muita glória, suor e lágrimas, e que estão vivas nos cérebros dos amigos até hoje, Ah ! como é bom relembrar o passado quando encontramos os companheiros da Confraria.

Como é bom encontrar velhos companheiros de futebol, e que as vezes, por desígnios do destino, não nos viámos há muito tempo e com os quais, num passado não muito distante, tivemos o prazer de jogar e nos ajudarmos mutuamente nas grandes conquistas.

Quando esse encontro ocorre é uma satisfação inenarrável. Quase sempre os amigos chegam as lágrimas. Não é mesmo Giba ? Você sabe do que estamos falando. E tudo isso graças a quem ? a ela: a velha e para sempre companheira “ a Bola “, que é e sempre será o grande elo de nossa ligação.

Aos amigos boleiros e ex-boleiros da confraria, fica aqui nosso muito obrigado. E aos amigos idealizadores a nossa eterna gratidão e muito obrigado, por voltar a nos proporcionar esses encontros !!!!!

Confrade Osny

Você também pode ler este artigo e os comentários em nossa página do Facebook - Confraria dos Boleiros.

Comentários   

 
0 #1 Gilberto Giba da Si 23-04-2015 00:59
Brilhante crônica sobre A BOLA. Sugiro que o autor faça outras crônicas sobre o futebol varzeano!!!
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Participe!

Entre em contato.

Jogos:
Jorginho (11) 9 8762 3797
Nonô     (11) 9 8864 8666

Eventos e Publicidade:
Giba (11)  9 6163-5881
Mariz (11) 9 9628 5711

Visitantes na Confraria

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje117
mod_vvisit_counterOntem69
mod_vvisit_counterEsta Semana388
mod_vvisit_counterSemana Passada409
mod_vvisit_counterEsta Mês904
mod_vvisit_counterMês Passado2126
mod_vvisit_counterTodos os dias165147

We have: 62 guests online
Seu IP: 107.20.120.65
 , 
Hoje: Dez 13, 2017